domingo, 26 de setembro de 2010

Crítica, a difícil arte de saber ouvir.


Poderia não estar compartilhando isso com vocês, mas não tenho vergonha em relação a essa questão. Meu problema é com a crítica mesmo, não sei "digeri-la"!

Sou extremamente perfeccionista e quando algo não sai como eu planejei, ferrou...desanda tudo pra mim. Até porque eu me dedico demais em tudo que eu faço, talvez por isso seja tão difícil ouvi-la.

Claro, as pessoas são diferentes, reagem de maneiras opostas e admiro muuuuito quem escuta, assimila e toca a bola pra frente porque milhões de outras virão, sei disso.

Mas, infelizmente, este não é o meu caso, rs.

Imagino o que vocês estão pensando...que devo melhorar isso ontem, pois na profissão onde estou elas podem aparecer em baldes - tô trabalhando isso na terapia também, fiquem tranquilos!

Mas é questão de personalidade e característica pessoal mesmo. E isso deixa um peso enoooorme em mim, o que é pior.
Porém, quero melhorar e vou conseguir - nossa parece que tirei isso daquele livro O Segredo, lembram? Não li, mas é tão o estilo dele - porque mais peso do que já carrego não dá, já basta os meus 66kg (fica entre nós, ok?), huahuahau.

Mandem técnicas de relaxamento, palavras de sabedoria, ensinamentos de Meishu Sama, enfim, tudo que puder me ajudar - tô dentro.

Uma das coisas que tenho de bom é a sede de melhorar...e arte de ouvir e digerir uma crítica é a número 1.

Beijos e bom domingo :o)

2 comentários:

  1. Eu aprendi a lidar com a crítica de uma forma. Não é a melhor, nem a mais certa, mas tem funcionado: Inicialmente temos que duvidar daquela crítica. Isso parece besta toda a vida, mas é uma forma de criarmos uma certa barreira, e evitar aceitar qualquer coisa que seja colocada a nós. Mesmo com a dúvida, ela pode ser aceita. Ela pode passar por esse nosso filtro como uma crítica legítima, ok. O próximo passo é fazer uma "crítica da crítica". E também aceitar aquilo o que realmente for verdade, e eventualmente seja difícil de aceitar (acontece, acontece...). Finalmente, já que alguém teve certa coragem em nos criticar, devolver isso a quem nos fez a crítica, sempre de forma positiva. Não é exatamente agradecer a crítica, mas dizer que aquilo certamente foi importante para você. Pois se a crítica foi legítima, você pode aproveitar aquela vivência para aprender alguma coisa, tirar uma lição, tomar uma saculejada que seja. Caso não tenha legitimidade alguma, é bom que você vai passar a prestar mais atenção a essa pessoa que está lhe criticando. "Envy Detected!!!" hahahaha Beijos

    ResponderExcluir
  2. Foi exatamente o que fiz! Mas a pessoa tinha razão e usou a técnica do hamburguer, conhece? kkk...o que não aceito e dizer uma coisa e fazer outra! Mas isso falamos pessoalmente...
    Beijo.

    ResponderExcluir