terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Maccherone ou Macaron?


Nunca comi um na vida!!!

Juro... Fico me perguntando como um biscoitinho italiano, o Maccherone, fez tanto sucesso na mão dos franceses, tornando-se o famosérrimo Macaron (fala-se Macarrôn, com som de dois RRs).

Sei que vocês devem pensar que porque trabalho com doces, já provei de tudo nessa vida, rs. Não é bem assim, não! Lembram dos Whoopie Pies? Até hoje nadinha de saber qual o gostinho daquelas pequenas maravilhas :(

A vida não é doce porque você trabalha com chocolates, hahahaha.

Mas voltando aos tão badalados macarons, eu não comi. Na verdade, tive oportunidade, mas rolou um certo preconceito com aquelas cores. Elas me assustam...parecem de mentira, sabem mock up??? Bem, quem trabalha em agência ou produtora, sabe do que estou falando. São peças "falsas" criadas para produção de fotos, comerciais....resumindo, tudo de mentira e não se pode comer, rs.

Porém, revendo meus (pré) conceitos, resolvi que quero provar sim! Mas um super hiper mega divino!!!! Podem me indicar, mas já sei que o da Pati Piva é o que existe de melhor. Verdade??? Mas como ela está e SP e eu no RJ...acho que terei que me contentar com outros. Que devem ser tão bons quanto!

Dei uma baita fuxicada na net e descobri que existem zilhões de possibilidades e formatos para esse docinho simpático.

Vi recheado com frutas, com desenhos em cima, em formatos diferentes - como coração e borboletas, por exemplo -, com confeitos, black tie, aff... a criatividade das pessoas é realmente algo incrível.

Além disso, descobri três fatos curiosos (que pra uns pode não ser nada, mas pra mim, marinheira de primeira viagem, foi TUDO):

1. O nome Macaron, vem da palavra italiana Maccherone, que significa "massa fina".

2. O macaron apareceu na França, no século XVI, como uma receita secreta e exclusiva da corte de Catarina de Médicis. As primeiras a fazerem os tais biscoitinhos por lá, foram as irmãs do Convento Saint-Sacrament - na cidade de Nancy. Após a revolução francesa, em 1789, as congregações religiosas passaram a produzir macarons fora dos conventos.

3. Um excelente macaron é feito com farinha de amêndoas - essa eu sabia! A substituição por farinha de caju prejudica no resultado e qualidade do doce!

Aff, foi ou não uma pequena aula de história, huahuahua!

Moça também é cultura culinária :p

Beijos e boa terça-feira.

9 comentários:

  1. Oi Tais,
    Eu já provei o macaron e adorei!
    Realmente a farinha de caju prejudica muuuuuito o sabor. Fica com gosto de pacoça.
    Ele se parece muito com suspiro, mas uma camada bem fininha e crocante e o recheio faz total diferença.
    hummmm...só de falar minha boca encheu d'água...rsrs
    bjs
    Andrea
    Eu tb já o fiz, e dá um ceeeeeeeerto trabalho na hora de assar. A minha filha de 11 anos A-MA!
    Tenho que certeza de que gostará!

    ResponderExcluir
  2. Oi Taís!!
    Recomendo mil vezes o da Rafaela Panisset...e como chocólatra, indico muuuuito o de chocolate!!!Ganache levinha, muuuito bom!!

    Bjkss

    ResponderExcluir
  3. Vai para Paris e come o da Ladurée!!! É o mais perfeito dos doces ;)

    www.laduree.fr

    Beijosss

    ResponderExcluir
  4. MOca,
    Nao sei se vc assiste Happy Hour. Outro dia o assuntop foi esse pequeno doce. Estavam no programa pessoas que fazem o macaron, tinha uma que fazia brifadeiros tambem.
    Eles deram dicas, receitas e onde encontrar.
    Vou localizar o programa e te enviar.
    Bom dia

    ResponderExcluir
  5. Taís, já provei os da Rafaela Panisset e são divinos!!!! Ela tem o atelier em Niterói. Entra no site e dá uma olhada. Beijos, Andréa

    ResponderExcluir
  6. Moca

    Uma dica que apareceu no Happy Hour. http://www.operaganache.com.br/macaron.htm
    Vale a pena conferir.
    Espero que vc encontre e bom demais!!
    Roselane

    ResponderExcluir
  7. Obrigada meninas pela dica da Rafaela! É a mais viável mesmo...de qualquer forma, verei a dica do programa da Astrid - mas acho que é em SP.

    Ana querida, amaria ir até Paris comer um Macaron, mas na atual situação, só se for a Avenida Paris ou a Praça Paris, hahahaha.

    Beijos, Moça

    ResponderExcluir
  8. Minha tia é doceira em São Carlos e faz macarrons, para casamentos. Não é o meu preferido, mas é gostoso. A textura lembra uma suspiro com amêndoas dentro, mais ou menos isso.
    Os meus preferidos sem dúvida, nem troca são os brigadeiros, e como você, sei quando são feitos com chocolate do padre, achocolatados, quando tem uma pontinha de colher de mel...quando tem um tico de café.....não vivo sem brigadeiro!
    Beijo Luciana.

    ResponderExcluir
  9. Amo Macarons, mas curto o de chocolate. Minha boca enche de água só de pensar. Boas recordações. Infelizmente ainda não descobri nenhum bom no Rio. Quando descobrir por favor me avise !

    ResponderExcluir