quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dica literária para pais e filhos.

Antes Que Eu Vá (da Editora Intrínseca) é, antes de tudo, um livro sobre ter uma segunda chance, aquela que todos nós gostaríamos de ter em vários momentos de nossas vidas, a oportunidade de fazer certo pelo menos dessa vez. Porém, nessa história, narrada em primeira pessoa, Lauren Oliver nos apresenta Sam, que tem que morrer para perceber que poderia fazer diferente.


A sensação que temos ao ler as várias chances de Sam é que já sabemos o que vai acontecer. Bem, pelo menos nas primeiras vezes. E então somos surpreendidos por mudanças que vão, pouco a pouco, alterando o rumo das coisas, e vão apresentando a Sam um mundo em que ela precisou morrer para descobrir. Um mundo no qual as pessoas nem sempre são tão egoístas quanto ela e suas amigas.

Por outro lado, novamente, esse é um livro que nos chama a atenção para aquilo que fazemos de errado e o que gostaríamos de mudar. Infelizmente, acredito que nem todos temos uma segunda chance. Não temos a possibilidade de parar, olhar para nossos erros e começar novamente, do zero. Então, acho que a mensagem final é que façamos sempre as coisas certas, por mais piegas que isso possa parecer.

Acabei de ler hoje e realmente é uma história interessante. Tanto para pais quanto para os adolescentes.

Fica a dica!

2 comentários: