terça-feira, 27 de setembro de 2011

Cosme e Damião

Segundo a tradição religiosa e popular do nosso país, dia 27 de Setembro é dedicado aos Santos Cosme e Damião (mártires cristãos do século III). Essa veneração ocorre por meio da distribuição de saquinhos de doces.

Resumindo, hoje é dia de pegar doce. Pelo menos era no meu tempo... triste dizer "pelo menos no meu tempo", rs!



Não vou aproveitar o espaço para contar as várias versões da histórias dos dois, pois tenho minha própria crença e jamais pretendo ofender a crendice alheia.


Que tal voltar um pouquinho no tempo – só até a infância - e lembrar que correr atrás de saquinhos de doce nos fazia feliz?!


E, aproveite para matar a minha curiosidade, que tal responder uma perguntinha só: qual doce é (era) o seu preferido?


O meu era o “cocô de rato”... hahahaha! Gosto de nada com coisa nenhuma!!!




CURIOSIDADE: Hoje, na Bahia e em alguns estados do nordeste, essa data faz com que muita gente prepare um Carurú e convide 27 crianças. Só depois desse banquete, acontece a distribuição de doces e guloseimas.


Beijo.

10 comentários:

  1. Saudades de pegar doces, comer bolo com guarana, e correr pra todo lado onde tinha doces... tempos bons que as crianças de hj nao tem ideia de como era bom!!

    ResponderExcluir
  2. pé de moleque e cocô de rato tb =p
    ai que época boa.....

    ResponderExcluir
  3. Suspiro, sem dúvida! Daqueles bemmmm carregado no açúcar... rsrsrs... mas tbm gosto de pé-de-moleque. Adorava quando passavam carros distribuindo doces, e as crianças todas correndo atrás! Eram tão bom... =)

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto do guarda-chuva de chocolate, lembram? rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. maria mole na casquinha de sorvete

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre preferi a mariola .Mas corri atrás de doce com meu primeiro neto ainda (ele tem agora 18). Hoje não vejo quase ninguém distribuir.

    ResponderExcluir
  7. Nossa eu adorava um doce que é um copinho de isopor(kkkk) com doce de goiabada que vinha com uma pazinha espetada, e também gosto de suspiro e pé de moleque..

    beijão

    ResponderExcluir