sexta-feira, 24 de junho de 2011

Viva São Joao!

Esse santo é o responsável pelo título de "santo festeiro", por isso, no dia 24 de junho, dia do seu nascimento, as festas são recheadas de muita dança, em especial o forró.

Alguns símbolos são conhecidos por remeterem ao nascimento de São João, como a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, as bandeirinhas e a palha.


Hoje, nas cidades nordestinas, existe o costume de, na madrugada do dia 24 de junho, tomar banho em um rio ou mesmo mergulhar uma imagem do santo, como forma de purificação.


Como estamos em pleno mês das festas juninas, fica impossível esquecer que nessa época do ano o que não pode faltar é muita animação, música, brincadeiras e comidas típicas que remetem o interior  (além  das comidinhas deliciosas da roça). Festa junina sem dúvida nenhuma é sinônimo de alegria e comidas gostosas.

E se você está pensando em organizar uma festa no seu prédio, casa, escola ou até mesmo no seu bairro deve saber que os quitutes são uma parte fundamental para o sucesso da sua.

Como boa Moça que sou, fiz uma listinha das comidas que rolam nessas festas - a maioria feita a base de milho.  Oh Deus, livrai-me dos pensamentos gordos - se bem que nessa época fica impossível!!!


Arroz doce
Curau de milho verde
Cocada
Cuscuz doce
Cuscuz salgado
Batata doce assada na brasa
Milho verde
Canjica
Curau
Pamonha
Bolo de milho
Bolo de fubá
Paçoca
Bolo de aipim
Maçã do amor
Bolo de coco
Salsichão
Cachorro-quente
Pé de moleque
Pinhão cozido
Quentão


Será que esqueci de algum?? Aff, só sei que bateu desejo :o)


Beijo e me avisem se souberem de uma boa festa junina! Louca pra ir....

2 comentários: